Pesquisar

Monotrilhos Suspensos em São José

Em alguns momentos já não nos movimentamos com fluidez, rapidez e economia em São José dos Campos. E então nos perguntamos: como outras cidades do mundo vêm lidando com o mesmo problema?Os monotrilhos, já bastante utilizados na Europa, Ásia e até mesmo em países em desenvolvimento como a Índia, ainda não entram em pauta nos estudos das autoridades brasileiras. O primeiro monotrilho suspenso surgiu na Alemanha em 1901 e ligava três cidades vizinhas, num eixo geográfico parecido com o nósso (Jacareí - São José dos Campos - Caçapava) eles trafegam acima de ruas, banhados, rios, lagos, praças etc.

Metrôs, bondes, VLT/VLP (Veículos Leves sobre Trilhos ou Pneus) que atualmente são cogitados para São José, apresentam inconvenientes pois as obras de colocação de trilhos são demoradas e causam interditações no trânsito, infligem prejuízos aos comerciantes durante o período de instalação e obrigam a populaçao a efetuarem trajetos maiores para se deslocarem de casa para o trabalho e vice-versa.Metrôs são interessantes para megalópoles como São Paulo, pois são mais rápidos (80 a 90 Km/h). Mas não permitem rápido salvamento de pessoas em caso de incêndios, seus custos são elevados e seus prazos de implantação são longos.Monotrilhos Suspensos, circulam acima do tráfego das ruas comerciais, ao longo e sobre rios. Podem cruzar ou marginar nosso Banhado e viajar entre as copas das àrvares nas divisas de parques e chácaras. Trafegam a 60 km/h, não têm cruzamentos em nível, e fazem curvas aproveitando o mesmo traçado da malha urbana, evitando desapropriações. Suas guias são fixadas em colunas pré-fabricadas, de modo rápido e sem interdição de ruas. Monotrilhos se movimentam de forma silenciosa e sem poluir a atmosfera.
No Brasil poderão ser mais baratos, pois não temos neve ou terremotos. Com os Monotrilhos viajaríamos com conforto e rapidez, apreciando a paisagem atavéz de suas janelas. Aproveitando nossas indústrias e dando-lhes conveniente apoio institucional, São José poderá até projetar e produzir monotrilhos para muitas cidades brasileiras, pois além de São José, outras cidades brasileiras como Curitiba e Porto Alegre estão às vésperas de implantar seus sistemas de transporte de massa!

(Imagens do Monotrilho de Sidney, Austrália / Parte da matéria retirada da Revista Integral AEA - São José dos Campos - SP)

0 Opniões: